ORTODONTIA

Os dentes nem sempre estão bem alinhados ou corretamente posicionados. Nestes casos intervém uma especialidade da medicina dentária chamada Ortodontia.

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da mordida.

O principal objetivo da ortodontia é o perfeito alinhamento dentário. Isso, além de melhorar a aparência, facilita a mastigação, promove a higiene bucal e conseqüentemente diminui a incidência de cáries e doenças na gengiva.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.